OUTROS DESTAQUES
Serviços móveis
Push-to-talk não vai requerer licença de SME
quarta-feira, 03 de Março de 2004 , 15h05 | POR REDAÇÃO

As operadoras de SMP poderão oferecer aparelhos dotados de dispositivos push-to-talk, para radiodespacho, sem a necessidade de licença específica. Foi o que esclareceu nesta terça, dia 4, em São Paulo, o conselheiro da Anatel José Leite Pereira, durante a Telexpo 2004. Não há, portanto, nenhuma preocupação da agência quanto a uma eventual quebra da exclusividade na prestação deste benefício pelas operadoras de Serviço Móvel Especializado (SME), ou trunking. ?A tecnologia é cruel: acaba com as fronteiras entre os serviços, e as operações mais novas sempre oferecem escopos mais amplos de atendimento?, observou o conselheiro da Anatel.
As operadoras como Vivo e Claro já testam soluções de radiodespacho, com objetivo de oferecer a mesma facilidade que tem sido até agora o grande diferencial da operadora dominante de trunking Nextel na concorrência pelos clientes corporativos. Leite, contudo, não acredita que a novidade permitirá às prestadoras de SMP acabar com o SME, lembrando que as operadoras deste último serviço continuarão a ter espaço trabalhando por nichos de mercado. A prova de que o SME continuará a ser atraente, segundo Leite, é a recente manifestação à Anatel de 24 empresas por novas licenças do serviço.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top