Em resposta ao STF, Senado diz que não houve deliberação sobre recursos ao PLC 79

Foto: Steven Goodwin/FreeImages.com

O Senado respondeu no dia 30 de dezembro ao Supremo Tribunal Federal sobre o Mandado de Segurança impetrado pela oposição em relação ao recurso ao PLC 79/2016, que estabelece o novo modelo de telecomunicações. A manifestação, assinada pelo advogado geral do Senado (Hugo Souto Kalil) traz uma informação nova e importante: a de que não houve, formalmente, deliberação da mesa diretora do Senado sobre os recursos, que estariam ainda pendentes, ainda que a própria secretaria geral da mesa diga que eles não poderão ser acolhidos por não atenderem as condições regimentais. Segundo a manifestação do Senado, "não houve nenhuma decisão formal sobre nenhum dos recursos. Os recursos encontram-se sobre a Mesa (…) aguardando deliberação do Presidente do Senado, que até o momento não tomou nenhuma decisão acerca de seu recebimento ou indeferimento". Esta informação é importante porque joga para o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB/AL) a responsabilidade de encaminhar ou não para sanção presidencial a matéria. E, provavelmente, isso só acontecerá a partir do dia 2 de fevereiro, quando o Senado retoma suas atividades normais depois do recesso. Confira aqui a integra da manifestação do Senado.

Indeferimento

Mas ainda que não tenha havido, formalmente, uma manifestação da mesa sobre os recursos apresentados pela oposição para que o PLC 79 seja discutido no plenário, a própria manifestação do Senado ao Supremo, embasada nas informações da secretaria geral da Mesa Diretora, deixa claro que é pouco provável que os recursos sejam acolhidos. Segundo estas informações, nos três recursos apresentados havia problemas de assinaturas insuficientes ou inválidas no prazo final.

Notícias relacionadas

Conforme já havia antecipado este noticiário, o principal recurso, apresentado pelo Senador Paulo Rocha (PT/PA) chegou a ter número suficiente de assinaturas, mas duas foram retiradas e repostas apenas no dia 16 de dezembro às 19:59, sendo que o horário regimental, segundo a Secretaria Geral da Mesa, era 18:30. A liderança da minoria, que apresentou os recursos, alega ter sido informada de maneira diferente pela mesa, que inclusive colocou um funcionário à disposição para receber os documentos. De qualquer forma, a oposição conseguiu, com o recurso dos Senadores junto ao Supremo, segurar a matéria para fevereiro, ainda que haja poucas chances de uma discussão no Plenário.

Recurso simples

A razão pela qual a manifestação do Senado insiste em colocar que nenhuma decisão sobre o acolhimento dos recursos da oposição foi tomada é para descaracterizar o "periculum in mora", ou o risco iminente, que é um dos requisitos para uma medida liminar do Supremo. A manifestação, ademais, diz que o assunto é meramente regimental e que nenhum direito Constitucional da oposição foi ferido, e provoca a minoria, dizendo que o número de assinaturas para o recurso é regimentalmente baixo e fácil de ser conseguido com as assinaturas da própria oposição. "Note-se que o número exigido para o recurso é bastante baixo: apenas um décimo dos membros da Casa. Em regra, a minoria sempre tem este número de parlamentares à disposição. Tanto é assim que o número de impetrantes que assina a petição inicial deste mandado de segurança teria sido suficiente – se houvessem observado as regras regimentais – para lograr êxito em seu recurso", diz o advogado geral do Senado.

A peça diz ainda que não houve tramitação açodada porque a matéria era bastante conhecida, teve a unanimidade dos votos dos presentes na Comissão Especial de Desenvolvimento Nacional do Senado e foi amplamente discutida pela Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!