Lei que reajusta a Condecine é sancionada

A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que reajusta pelo IPCA a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) e recompõe as taxas cobradas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), com dois vetos. O primeiro deles estabelecia critérios para aplicação da contribuição e o segundo, reduzindo em 20% a taxa cobrada de obras videofonográficas com tiragem de até dois mil exemplares.

Na justificação dos vetos, a presidente informa que o Ministério da Cultura considerou que o dispositivo criaria requisito específico para um setor cultural determinado, estabelecendo uma assimetria injustificada em relação aos demais. Além disso, sustentou o MinC, a forma prevista causaria uma incerteza em sua aplicação, já que traz conceito sem a devida clareza jurídica. Para o segundo veto, o ministério avaliou que, da forma como redigido, o dispositivo poderia resultar em evasão fiscal, sem conseguir atingir o objetivo a que se propõe.

O aumento alcança as operadoras de telecomunicações, que até ameaçaram entrar na justiça contra o reajuste. Segundo o SindiTelebrasil, o reajuste de 28,5% significará uma despesa adicional de cerca de R$ 200 milhões para as operadoras este ano. O argumento das empresas é de que o índice aplicado está muito acima da inflação.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!