Ministro critica Anatel em abertura de evento

A cerimônia de abertura da 9ª edição do Futurecom foi marcada por breves discursos e uma provocação do ministro das Comunicações para a Anatel. Hélio Costa criticou as restrições criadas pela agência para a mobilidade do WiMAX. ?Terminada a licitação do 3G, a nossa próxima prioridade será o WiMAX, com foco na mobilidade. Acredito que a mobilidade deva vir embutida no processo e não deve estar limitada por mecanismos regulatórios?, reclamou Costa.
Desde que a Anatel editou recentemente um regulamento de certificação de equipamentos para a faixa, exigindo que os mecanismos de mobilidade fossem desativados para o comércio no Brasil, os fornecedores têm criticado a medida. No entanto, o comentário de Costa pegou a agência de surpresa. ?Essa questão nunca foi levada à agência. Me parece mesmo um contra-senso impedir a mobilidade, mas a primeira vez que este assunto é apresentado foi agora, neste momento?, comentou uma fonte da diretoria do órgão regulador.
Costa foi ainda mais longe nas críticas. Na opinião do ministro, o edital para a venda das licenças de WiMAX deve ser refeito. Segundo ele, essa sugestão já foi inclusive feita à Anatel. "A minha sugestão é recolher e refazer o edital para que ele possa ser colocado novamente em condições de ser disputado", disse ele. Ministro criticou também as regras do regulamento para a exploração da tecnologia que não contempla o serviço móvel. "O produto que já está inovado, já está aperfeiçoado com mobilidade. No mundo inteiro estão mudando para mobilidade. Eu estou pedindo que a gente faça alguma coisa", afirma.

Notícias relacionadas

Atraso

Depois de um atraso de duas horas na solenidade, Costa conseguiu desagradar boa parte das centenas de convidados que o aguardavam no centro de convenções de Florianópolis (SC). Parte dos presentes chegou a ensaiar uma vaia quando o ministro foi convidado a subir no palco, mas não encontrou coro nos demais espectadores. Mesmo sem protestos mais efusivos, Costa ficou desconfortável com a situação e reservou o início de seu discurso para se desculpar com a platéia.
Costa relembrou seu tempo de jornalista quando, em 1961, perdeu a inauguração da ?Tocha da Amizade? no centro da cidade de Miami por conta de um atraso de 20 minutos. ?Foi nessa idade que eu aprendi a não chegar atrasado. Mas como existe a Lei de Murphy, acabei me atrasando justamente quando não devia. Peço desculpas porque estou desde às 5h da tarde tentando chegar aqui?, desabafou o ministro por volta das 21h30, quando, enfim, começou seu discurso.

Discursos comedidos

Com o atraso, toda a cerimônia ficou comprometida e os discursos foram encurtados ao máximo. O senador Welligton Salgado (PMDB/MG) e o deputado Júlio Semeghini (PSDB/SP) acabaram abrindo mão de seus discursos e foram efusivamente aplaudidos. ?É a primeira vez que deixo de falar e descobri que sou mais aplaudido do que quando falo. Interessante?, brincou Semeghini ao sair do evento.
Os outros dois convidados que fizeram uso da palavra ? os presidentes da Telefônica, Antonio Carlos Valente, e da Anatel, embaixador Ronaldo Sardenberg ? foram econômicos e guardaram suas opiniões para os painéis para os quais estão agendados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!