OUTROS DESTAQUES
Desempenho
Queda de tráfego e inadimplência engolirão aumentos, prevê analista
quarta-feira, 02 de julho de 2003 , 20h17 | POR REDAÇÃO

A analista de telecomunicações de uma das corretoras mais atuantes no setor calcula que os ganhos obtidos pelas operadoras com o recente aumento das tarifas acabarão engolidos, no curto prazo, por uma queda na utilização de telefones da ordem de 5% nos próximos seis meses e pelo aumento na inadimplência. No longo prazo, os ganhos também se diluirão pela aplicação das novas regras contratuais, que implicam perdas sensíveis nas interconexões. É por essas razões que os analistas não devem mexer nos preços-alvo das ações das empresas.
A fonte adverte, porém, que as contas futuras deverão levar em conta dois outros fatores ainda imponderáveis: de um lado, não é possível quantificar o efeito da troca da cobrança de pulso para minuto utilizado; de outro, parece ter crescido o chamado risco regulatório (maior intervenção do Estado) que o mercado apenas agora começa a perceber. ?Na prática, o efeito do aumento pode ser ligeiramente negativo, pois há uma melhora agora e uma piora mais à frente?.

Boicote

Os movimentos de boicote ao uso de telefone conclamados em e-mail devem ser levados mais a sério na análise da performance setorial. Esta semana, com o clima de indisposição contra o aumento das tarifas, os incentivadores do boicote voltaram à carga.
Ainda que a telefonia celular esteja fora do reajuste, iniciou-se uma campanha para que não se utilize o serviço no próximo final de semana, dias 5 e 6 de julho.
Um pouco mais institucionalizado, o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) defende um boicote à telefonia fixa entre as 12 e 14 horas do próximo dia 10 de julho (quinta-feira).

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top