Hughes e Facebook anunciam parceria para Wi-Fi comunitário no Brasil e no México

A operadora satelital Hughes e o Facebook anunciaram nesta quinta-feira, 2, parceria voltada para oferecer serviço de Wi-Fi comunitário no Brasil e no México. O acordo pretende combinar a banda larga por meio de estações VSATs da HughesNet com a plataforma Facebook Express Wi-Fi, destinada à gestão de acessos e dispositivos conectados para pequenos provedores e operadoras construírem, operarem e monetizarem rede Wi-Fi privada. Com isso, as empresas pretendem explorar comunidades rurais na América Latina, sobretudo em áreas carentes de infraestrutura e que podem se beneficiar do acesso pré-pago por meio de satélite.

A ideia é que, por meio da plataforma, a rede social possa oferecer a iniciativa Facebook Connectivity, programa de universalização da banda larga criada em agosto do ano passado e que incorpora, entre outras iniciativas de conectividade, o Free Basics (antes conhecido como Internet.org) e o Telecom Infra Project. Assim, planejam usar a plataforma Express Wi-Fi para oferecer solução de software fim a fim para operadoras de rede, varejistas locais e usuários de Internet.

"Nossa solução turnkey combinada permite a lojistas locais gerenciar os próprios hotsposts e vender serviço de Internet para pessoas em todos os lugares", declarou o diretor sênior da Divisão Internacional da Hughes, Vinay Patel, em comunicado. Ele acredita que a parceria abrirá "oportunidade em um grande mercado" ao expandir o serviço satelital tanto no Brasil quanto no México. 

Notícias relacionadas

No mercado mexicano, o Facebook já possui desde fevereiro parceria com a Viasat, justamente para a oferta de conectividade no programa de Wi-Fi comunitário da operadora norte-americana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!