OUTROS DESTAQUES
GOVERNO
Prefeituras avançam na substituição de conexão via rádio por fibra
quarta-feira, 02 de Maio de 2018 , 21h42

O Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão divulgou nesta quarta-feira, 2, que 83% das prefeituras do País tinham em 2017 acesso à Internet por meio de conexão por cabo ou fibra ótica, em substituição à tecnologia por meio de rádio. O número em 2015 era de 69%. Os dados são da terceira edição da pesquisa- TIC Governo Eletrônico, realizada em 2017.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, Manuella Maia Ribeiro, o levantamento não apurou as causas da mudança, mas ela acredita que isso ocorre por conta do avanço da oferta de conectividade por parte dos pequenos provedores de Internet, aliado aos primeiros resultados das políticas públicas implementadas  pelos governos Federal, estaduais e municipais. "Percebe-se que esta mudança ocorreu principalmente em municípios da região Nordeste, com população entre 10 mil e 100 mil habitantes", afirma.

Em relação aos projetos de cidades digitais, a pesquisa revela que 18% das administrações municipais informaram ter algum plano. O número cresce (77%) quando o universo é apenas capitais de estado e (70%) quando se trata de municípios com mais de 500 mil habitantes.

Oferta

O estudo  também levantou que a maioria (90%) dos municípios têm página nas redes sociais e postam alguma informação pelo menos uma vez por semana. "O estudo revela também que em 76% deste universo de prefeituras, há uma área ou ao menos uma pessoa responsável pela divulgação de conteúdo das redes sociais", declara Ribeiro.

No entendimento dela, a oferta de serviços ainda pode avançar – em sua maioria, na prestação de informação ou na possibilidade de o cidadão fazer download de algum documento ou formulário. Entre os serviços que mais cresceram estão a emissão de nota fiscal eletrônica e emissão de certidões para pessoas física e jurídica.

 

 

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top