Anatel atende solicitação da SES e concede nova posição orbital para o SES-14

A Anatel publicou ato no Diário Oficial desta sexta-feira, 2, em que confere concessão de direito de exploração de satélite brasileiro na posição orbital 47,5º Oeste à operadora de satélites SES do Brasil, pelo prazo de 15 anos. A medida atende a uma solicitação da empresa de mudar a posição orbital para coordenar operação do SES-14 com redes satelitais que ocupam posições próximas.

A posição orbital adquirida pela SES em leilão de 2014 , em princípio, foi a de 48º Oeste. No entanto, o próprio edital de licitação permite a mudança de posição quando necessária ou para facilitar a convivência com satélites adjacentes.

Na análise, o conselheiro relator, Leonardo de Morais comenta que: "vale destacar que adjacentes à posição orbital 48° Oeste há dois satélites com Direito de Exploração de Satélite Estrangeiro no Brasil, o satélite IS-14 em 45° Oeste e o satélite IS-29e em 50° Oeste, ambos operados pela Intelsat. Em função dos procedimentos de coordenação entre a SES DTH do Brasil e a Intelsat, como parte da solução relativa ao processo de coordenação com os satélites adjacentes, o satélite SES-14 operará na posição orbital 47,5 graus Oeste".

Notícias relacionadas

A medida, segundo o relator, também não acarreta prejuízos aos processos referentes às redes de satélites associadas ao SES-14 perante a UIT (União Internacional de Telecomunicações). Vale lembrar que o satélite teve um lançamento com "anomalias" , mas que eventualmente foi resolvido. Fabricado pela Airbus, o artefato tem capacidade em banda C (especialmente posicionada para atender ao Brasil e à América Latina) e banda Ku (dedicada especificamente para transmissão de dados, incluindo projetos de backhaul e transmissão para aeronaves e marítimas). Ele substitui o NSS-806, e também leva um payload especialmente encomendado pela Nasa para observação terrestre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!