Comissão Europeia quer coordenar liberação da faixa de 700 MHz

A Comissão Europeia apresentou nesta terça-feira, 2, em Bruxelas, uma proposta para coordenar o uso da faixa de 700 MHz para a banda larga móvel no bloco econômico. A sugestão é parte do programa Digital Single Market (Mercado Único Digital) da entidade e propõe, de forma unificada entre os países, liberar mais espectro de 694 MHz a 790 MHz para o serviço móvel até 2020. A ideia é também organizar essa liberação, já que há 28 abordagens diferentes para tratar do assunto na União Europeia. As demais faixas abaixo desse patamar ficariam para serviços de radiodifusão.

A proposta da Comissão é de que todos os países do bloco assinem o compromisso de destinar a faixa de 700 MHz à banda larga móvel até o dia 30 de junho de 2020, data em linha com o plano de implantar redes de quinta geração (5G). Para tanto, os países deverão publicar até o dia 30 de junho de 2017 os seus respectivos planos nacionais para cobertura de rede e para a liberação do espectro. Até o final do ano que vem será necessário ainda concluir acordos entre fronteiras para coordenação dos planos.

Até o momento, apenas França e Alemanha autorizaram o uso da faixa de 700 MHz para a banda larga móvel na região, embora Dinamarca, Finlândia, Suécia e Reino Unido já tenham anunciado planos de fazer o mesmo nos próximos anos. Os próximos passos para a coordenação de espectro na União Europeia deverão ser parte da reforma regulatória de telecomunicações, que deverá ser apresentada ainda em 2016.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!