Minicom declara apoio à NetMundial Initiative; regulamentação do MCI sai este ano

Embora membros do governo falem nos bastidores de insatisfações com a condução do NetMundial Initiative, oficialmente a posição ainda é favorável. Segundo o ministro Paulo Bernardo, houve consentimento da presidenta Dilma Rousseff após as conversas iniciais para a formação da iniciativa, em agosto.

Notícias relacionadas
"Nós apoiamos. Quando foi organizado, fomos consultados e a Dilma falou que tem que fluir", disse ele. "Não colocamos barreiras, vamos respeitar a discussão". Bernardo diz ainda que não vê problemas na formação da iniciativa pela Internet Corporation for Assigned Names and Numbers(ICANN) junto com o Fórum Econômico Mundial (WEF) e o Comitê Gestor da Internet (CGI.br), negando haver influência do governo norte-americano na supervisão da plataforma.

No entanto, no discurso de abertura da Conferência Bienal ITS 2014, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, o ministro não chegou a mencionar a criação da iniciativa como uma das conquistas no que chamou de "protagonismo do Brasil nas discussões do campo da Internet". "Estamos engajados nas discussões relativas à governança da Internet, tanto nos fóruns multilaterais quanto nos fóruns multissetoriais", disse, ressaltando que o Internet Governance Forum (IGF) 2015 será sediado no Brasil.

Consulta pública para o MCI

A continuação do debate sobre neutralidade irá ganhar um novo capítulo. Para o Marco Civil da Internet (MCI), Bernardo espera que haja uma regulamentação de forma "aberta, transparente e participativa", e a ideia é que essa etapa seja iniciada neste mês e concluída logo no começo de 2015. "Vamos fazer uma consulta pública (para a regulamentação) ainda neste ano", garante ele. No governo, a discussão com a Anatel e o CGI.br, entidades que irão aconselhar a presidenta na definição de exceções à neutralidade na regulamentação, ainda não tomou forma oficial, segundo fonte próxima ao assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!