Ancine diz que VOD é evolução dos serviços de audiovisuais e precisa ser regulado

O presidente da Ancine, Manoel Rangel, afirmou nessa segunda-feira, 31, que a agência vai regular o serviço de vídeo por demanda (VOD, na sigla em inglês), por entender que ele é uma evolução dos serviços audiovisuais. "No cenário de convergência digital, da expansão da banda larga que almejamos, nós entendemos que o vídeo por demanda não é simplesmente um serviço de valor adicionado, e requer um tratamento específico, não importa se prestado em rede aberta ou dedicada, é necessário oferecer segurança jurídica e remover obstáculos ao desenvolvimento desse serviço no Brasil", disse.

Rangel, que falou na abertura do 59º Painel Telebrasil, afirmou que é necessário que o VOD gere empregos e riquezas no País, que haja competição nesse ambiente e também na competição desse serviço com o conjunto de outros serviços de audiovisuais. "É necessário assegurar que o audiovisual brasileiro seja valorizado e tenha presença com destaque no serviço de vídeo por demanda no Brasil, como é hoje na TV paga e como é na televisão aberta", salientou. As declarações vêm às vésperas de uma reunião do Conselho Superior de Cinema, que acontecerá esta semana, e quando a Ancine pretende apresentar alguns aspectos da futura regulamentação proposta para ouvir os representantes dos diferentes setores representados no Conselho. A reunião acontece esta semana. A regulamentação do VOD é algo sobre o qual a Ancine já vem falando desde junho, quando o assunto foi discutido primeiro no seminário Brasil VOD e depois no Congresso ABTA 2015, ambos organizados pela Converge, que edita este noticiário.

Para a regulamentação, Rangel disse que a Ancine seguirá ouvindo os diversos agentes econômicos e debatendo com a sociedade o melhor caminho para lidar com esse desafio. E o setor de telecomunicações é parte nesse debate. "Nós temos ouvido empresas que prestam VOD, empresas de comunicação e procuramos construir uma reflexão serena sobre o que deve ser o marco regulatório do VOD, realidade presente em vários países da Europa e fronteira de expansão do serviço de audiovisual no mundo", afirmou.

Notícias relacionadas

O presidente da Ancine disse ainda que o setor de telecomunicações tem uma grande responsabilidade na modernização do País. "Foi assim ao longo dos últimos anos e seguirá sendo assim nos próximos anos. As empresas também são decisivas para a retomada do crescimento, pela capacidade de investimentos que têm e pela capacidade de geração de empregos", ressaltou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!