OUTROS DESTAQUES
Competição
Estudo aponta margens de 70% para teles locais
sexta-feira, 01 de agosto de 2003 , 16h03 | POR REDAÇÃO

Um estudo encomendado pela Embratel ao Boston Consulting Group, indica que a margem Ebitda isolada da operação local das concessionárias, não levando em conta as demais operações como longa distância, é de aproximadamente 70%.
De acordo com a vice-presidente de marketing e assuntos regulatórios da Embratel, Purificación Carpinteyro, que participou nesta sexta, 1º, do fórum da revista Exame ?O Futuro das Telecomunicações Brasileiras?, o estudo mostra ainda que ao consolidar todas operações há uma queda de até 50% na margem Ebitda.
Entretanto, de acordo com o vice-presidente de estratégia corporativa e regulatório da Telefônica, Eduardo Navarro, mesmo detendo 98% das linhas fixas em sua área de atuação, a rentabilidade sobre o custo do capital investido no Brasil é muito inferior a outros países. ?A nossa rentabilidade no Brasil está em menos 10%?, diz Navarro.

Margens

As teles locais argumentam que o unbundling, a desindexação de tarifas e a criação de novas metas causariam um desequilíbrio econômico-financeiro dos contratos. ?O desequilíbrio seria um risco sério, se fosse verdade?, argumenta Purificación. Para ela, as concessionárias locais usam as margens da telefonia local para subsidiar a entrada em novos mercados e operações como longa distância, banda larga e acesso à Internet, às custas da concorrência. ?As margens nos mercados secundários estão sendo reduzidas e as locais estão monopolizando tudo. Não se pode permitir a monopolização de toda a cadeia de valor?, completa.
Na opinião do ex-ministro das Comunicações, Luiz Carlos Mendonça de Barros, que também esteve presente ao evento, a solução para promover competição em setores dominados por um monopólio natural é a existência de um sistema forte de regulamentação da competição, com um órgão regulador forte e a aplicação de multas pecuniárias expressivas.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
[events_list country="pt-br" date_format="F" limit="1" category="18346"]
#_EVENTEXCERPT
#j de #F #@_{ \a j \d\e F }
#_LOCATIONNAME, #_LOCATIONSTATE, #_LOCATIONCOUNTRY
[/events_list]
Top