OUTROS DESTAQUES
Tecnologia
Nokia realiza testes com XG-fast em cobre com operadora alemã
segunda-feira, 01 de Fevereiro de 2016 , 18h08

 

A Nokia e a operadora alemã Deutsche Telekom anunciaram nesta segunda-feira, 1º, terem completado com sucesso testes de laboratório com a tecnologia XG-Fast para banda larga fixa em cobre. O teste foi realizado nos laboratórios da Alcatel-Lucent (agora subsidiária da finlandesa) e no laboratório da operadora em Darmstadt, na Alemanha, gerando velocidades de throughput de mais de 10 Gbps.

A técnica XG-fast está ainda em estágio preliminar, mas promete ser um avanço em relação à G.fast, padrão que será adotado pela Oi no Brasil a partir de março, em parceria com a Alcatel-Lucent/Nokia.  A nova tecnologia promete maiores velocidades: banda agregada de mais de 11 Gbps com dois pares de cabo de categoria 6 com uma distância de 50 m da fibra, com taxas de 8 Gbps em trechos de cobre acima de 50 m. Utilizando o par metálico a 70 m, a nova técnica ainda permite velocidades simétricas de 1 Gbps.

Patentes

Também nesta segunda-feira, a Nokia anunciou ter recebido decisão da Câmara de Comércio Internacional sobre acordo da empresa com a Samsung em caso de licença de patentes. A sul-coreana pagará à finlandesa pela extensão de cinco anos no acordo de patentes que começou no dia 1º de janeiro de 2014.

O valor não foi informado, mas, com esse pagamento, a companhia espera ter resultado acima do esperado de vendas líquidas na área Nokia Technologies para o quarto trimestre de 2015 de aproximadamente 400 milhões de euros, com acumulado do ano em 1,020 bilhão de euros. No total na divisão de patentes, a fornecedora espera receber aproximadamente 1,3 bilhão de euros em caixa entre 2016 e 2018, incluindo esse acordo.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top